twitter


Pessoal, um dos momentos mais complicados na vida de um professor de 5º ano (antiga 4ª série), é a aula em que temos que falar sobre o aparelho reprodutor. Eu sempre tive uma estrtégia e resolvi postar aqui para dividir com vocês.

Essa é a caixinha de duvidas. Ela funciona mais ou menos assim: As duvidas ou curiosidades que os alunos possam ter durante as aulas, mas tem vergonha de perguntar, eles podem escrever e depositar na caixa. Todos os dias eu sorteio alguma pergunta antes de iniciar a aula e faço um bate papo sobre o assunto. É claro que a professora ou professor deve fiscalizar essa caixinha antes de sortear e deixar ali dentro as perguntas mais pertinentes, acreditem eles querem saber tudo, e certos assuntos não cabem no ambiente escolar. Devemos ter muito cuidado em tratar desse conteúdo.

Uma outra estratégia que adoto é trabalhar os aparelhos reprodutores femino e masculino separadamente, divido a turma em dois grupos, Meninos e Meninas, em uma semana as meninas ficam na sala comigo  e os meninos vão pra aula de Ed. Fisica, dessa maneira consigo explicar mais abertamente sobre menstruação, como usar absorvente, evitar gravidez indesejada, etc. Na semana seguinte faço o inverso e tenho mais liberdade para mostrar a camisinha aos meninos e outras curiosidades. Sempre deu muito certo!
Materiais utilizados na caixinha: 1 caixa de sapato, 1 folha de papel dobradura, 1 pedaço de EVA cor - Laranja, Letras em plástico coloridas, cola quente e figuras de fetos.

2 comentários:

  1. Que lindo adorei á idéia bjs marinha

  1. gostei bastante do saite

Postar um comentário