twitter



Olá Pessoal! Enfim, a gripe me largou! Desculpem o sumiço, prometo vir diariamente e postar as aulas!
Hoje, como todas as sextas- feiras eu tenho aula de produção textual com os alunos do 5º ano (4ª série). O tipo de texto hoje foi uma Noticia + artigo de opinião! O tema discutido antes  da produção foi o BULLYING na escola. Como Leitura Fruição li para os alunos o livro: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos... (Ruth Rocha) e para refletir sobre o assunto utilizei um artigo de opinião publicado na coleção Olimpiadas de Língua Portuguesa. É muito importante, antes de propor uma produção ao aluno, ler, verificar e compreender as características daquele determinado tipo de texto, uma conversa sobre o tema também os ajudará a colocar as suas idéias no papel com mais dificuldade. Por isso, façam uma roda de conversa com os meninos e meninas e mãos a obra.

O texto lido para introduzir o assunto e o tipo textual foi o seguinte:


Menino de 9 anos é internado após agressão em escola

18 de setembro de 2009 | 18h 28

BRÁS HENRIQUE - Agencia Estado
O menino Vitor Fernando Dutra Gumieiro, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída da Escola Estadual Adolfo Alceu Ferrero, anteontem, em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Vitor terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias.
Segundo a mãe, Kênia Helena Silveira Dutra, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.
Na manhã de ontem, Vitor acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, Kênia quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá - Vitor é o mais velhos dos irmãos. A delegada Soraia Pinhone Ravagnani, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
O caso, registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. "Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade", disse a nota da Secretaria.
Agencia Estado, 18/09/2009.





Bom dia meus lindos. Estou doente... Desde ontem eu já não me sentia bem, por esse motivo não ficarei aqui pela manhã com vocês. Vou ao médico e a tarde vou firme e forte para a escola! Não é uma gripinha a toa que vai me derrubar! Mais a noite vou postar pra vocês a aula de hoje! História e Geografia! Brasil República (vem bem a calhar com o assunto do momento que é a eleição 2010. E Geografia um projeto sobre as grandes regiões brasileiras e seus estados vai ficar 10! Mais tarde estou por aqui, mas por enquanto a minha sinusite e a febre estão bem chatinhas... Um grande abraço em vocês!



Hoje os gatinhos não estavam muito adeptos de lição no caderno... como trabalho na sala de informática também utilizo a ferramenta com eles. O Guga adora o jogo da memória, no ínicio do ano ele não entendia que ele deveria encontrar os pares iguais. Ele utilizava a fase mais fácil com 16 cartas, hoje ele consegue jogar com o número de 36 cartas. Isso ajuda muito na memorização já que a memória dos portadores de Sindrome de Down é de curto prazo. Utilizamos o aplicativo chamado SEBRAN que pode ser encontrado no site www.baixaki.com.br.

Já o Renan, prefere usar as artes. Nesse programa chamado TuxPaint, ele escolhe as cores e as formas e elabora os seus próprios desenhos! Ele já é um artista! Esse aplicativo também ativa a memória, já que ele deve selecionar as cores. Hoje procurei perguntar quais as cores que ele estava selecionando! Ficou um capricho!!!!Este aplicativo também pode ser encontrado no mesmo site: www.baixaki.com.br


Com o projetor fica nota 10 apresentar esta história muito bem elaborada aos alunos! Tenho certeza que os seus alunos também irão adorar!!!!


Boa tarde! Acabei de iniciar a aula. E como sempre tenho a máquina digital em mãos, resolvi compartilhar em tempo real a aula de hoje! Os alunos neste momento estão concentrados no simulado de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Como eu disse em postagens anteriores, eu utilizo muito o datashow ou retropojetor em minhas aulas. Hoje faremos a leitura e interpretação dos textos: O disfarce dos bichos (José Monteiro Maviel); A raposa e as uvas (Fábulas); Trecho do livro - Chapeuzinho amarelo de Chico Buarque de Holanda.



Pessoal, essa apostila eu utlizo com meus alunos com cert dificuldade em alfabetização! Porém tenho apenas uma. Imprimi no tamanho A3 e plastifiquei. Posso usar e reutilizar com vários alunos e quantas vezes forem necessárias. É uma excelente maneira para aquelas crianças que ainda aprendem como nós aprendemos das partes para o todo! Nem sempre conseguimos alfabetizar do todo para as partes. O jeito é tentar todas as maneiras possíveis e essa apostila já me ajudou e muitooo! Espero que ajudem vocês também! Um beijão! E boa aula!!!!


Hoje a aula foi de produção textual, uma narrativa e o tema era texto de Mistério!
Destaco hoje a produção do meu aluno Gabriel! Parabéns Gabriel Rodrigo Fiorine Garcia.. ficou nota 10! Que orgulho!!!!

A professora substituta

Pedro, Gabriel e Letícia foram a escola. Chegando lá, ficaram sabendo que sua professora tinha quebrado o pescoço e que havia uma professora substituta. Pedro fez até xixi nas calças de tanto medo, pois todas  as professoras substitutas eram más, ele disse:
_ Eu não vou entrar na escola!
Todos juntos, então, sairam correndo de lá, Gabriel falou:
_ Calma gente! Vai que ela é legal!
Pedro e Leticia não acreditaram.
Assim que olharam, um menino estava saindo da escola com o braço sangrando muito. Então, decidiram ir para casa de Gabriel. Chegando lá eles notaram que a mãe do menino não estava em casa, ela havia sumido... Foram então para a casa de Pedro, mas a sua mãe também não estava lá. Na casa da leticia o mesmo mistério continuava, a mãe dela também havia desaparecido.
Os três não tinham outra opção, resolveram voltar a escola... Tomaram coragem e entraram novamente na escola. Mas ao chegar viram uma sombra de alguém com uma tesoura na mão. Sairam desesperados pelos corredores e bateram de frente com a diretora e ela falou:
_ O que vocês estão fazendo fora da sala a essa hora? E Gabriel respondeu:
_ Nós fomos ao banheiro.
Eles voltaram para sala e acharam a professora substituta legal.
No dia seguinte descobriram que o menino que estava com o braço sangrando ele  tinha apenas ralado o braço. As mães tinham combinado para ir ao centro de Guarulhos e a sombra era só um concurso de cabelereiros.
Eles aprenderam uma coisa muito importante e nunca mais esqueceram: " Não julgar as pessoas que você não conhece".


O tema folclore foi trabalhado juntamente com as aulas de História e Geografia. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo pesquisou uma das regiões do país. Pesquisaram comidas típicas, cultura, artesanato, lendas da região etc. Para exposição montamos um quebra cabeça do mapa do Brasil com as informações que os alunos acharam mais relevantes de cada região!



Durante a finalização do tema " O Corpo Humano" Estudamos o envelhecimento do corpo e vida Saudável. Focamos no assunto dos idosos e a vida após os 60 anos. Propus aos alunos a produção de um panfleto de uma clinica para idosos. Eles adoraram. A produção final ficou linda! Veja um dos exemplos:



Pessoal, aqui estão as imagens do presente que sortearei quando o meu blog atingir 10 seguidores! É um livro Poup-up do Pequeno Principe! Como eu disse em uma das minhas primeiras postagens é um dos livros que recomendo a pessoas do 0 aos 100 anos! Lindo e envolvente! Me ajudem a divulgar o meu cantinho! Obrigada a todos vocês! Um excelente final de semana!






Olá pessoal, estou chegando a quase 10 seguidores! Estou muito feliz com esse início. Obrigada pela atenção e carinho de vocês! Ao chegar em 10 seguidores sortearei um presente para vocês! Em breve postarei mais detalhes! Me ajudem a divulgar meu cantinho! Magia Gifs - O melhor site de GIFs!